Spiritum - O Reino dos Mortos

 

    Faaaala galera bonita do corpo sarado! (Opa errei de site..) Faaaala nerds bonitos do corpo sarado! (Agora sim!) Sim sou eu, Tio Tenshi na área! Saudades né? Sei que sim... Mas vamos ao que interessa, RPG! Então, estão todos empolgados com o FATE e o Numenera? Nós também estamos! Ainda mais que, nós da Rádio Budega ajudamos no financiamento Coletivo do Numenera e estamos aguardando ansiosos nossos lindos livros!!

    Bom mas não vim aqui falar do que é novo ou lançamento, das últimas tendências, nem do que será moda no próximo verão... Estou aqui pra falar de algo que os RPGistas com mais de 25 anos devem lembrar com saudades (ou não) e os com menos de 25 não devem nem conhecer (ou sim). Vamos falar de (*Som de Tambores e Trombetas*) Spiritum, O Reino dos Mortos, da Daemon Editora. Lançado em 2003, tem como autor o Grande Marcelo Del Debbio. O Livro é um Suplemento para o Sistema Daemon.


    Imagine a seguinte trama: O mestre diz para os seus 3 jogadores criarem seus personagens, humanos normais, seguindo suas vidinhas normais. Porém um deles tem ocasionalmente uma forte dor no peito. Mesmo depois de ir aos melhores médicos nada foi descoberto. Em uma noite chuvosa os 3 estavam reunidos, tentando fugir da chuva enquanto um homem louco gritava na rua, falando algo sobre uma guerra entre anjos e demônios... Só mais um louco, porém o personagem volta a sentir a dor e desmaia, mas para alívio dos seus 2 amigos, um homem com um sobretudo bege aparece e diz que pode ajudar os 3 a acabarem com suas dores.
    
    Aquele homem fazia parte dos Estudiosos da Umbra, e após uma regressão revela que os 3 haviam sido Cavaleiros Templários no século XII e que em uma missão (destruir um artefato pagão), o pequeno grupo composto por 4 Cavaleiros descobriu as reais intenções por trás da jornada: O Artefato na verdade era o que dava boas colheitas para um pequeno povoado e que lhe deixava independente da Igreja. Os 4 haviam roubado a relíquia antes de descobrir, mas juraram proteger a mesma com suas vidas e nunca entregar para à Igreja. Mas eles foram amaldiçoados pelo poderoso espírito que presenteara a aldeia com o item, tendo que sofrer com as dores causadas pela morte naquela vida... Então os três, de volta a suas vidas atuais, resolvem devolver o artefato, mas havia um problema, teriam de estudar sobre esse novo mundo espiritual e desenvolver suas capacidades mediúnicas, principalmente porque precisariam ir atrás do 4º integrante. E até o momento a única coisa que eles sabiam era que ele não havia reencarnado...


Seja Bem-Vindo. Mas será que você conseguirá sair?


       Então achou interessante? Nesse jogo você pode jogar, não como um Vampiro, ou Orc, Anjo ou Super-Herói mas sim como um Médium (Pessoas que possuem algum tipo de contato com o mundo espiritual, assim como alguns poderes), ou ainda como um Espírito (isso mesmo jovens, como um espírito!). Podendo ser um Espírito (habitante do Spiritum, uma entidade que cumpriu sua missão na Terra), um Fantasma (Espírito que não conseguiu cumprir uma missão na Terra, quase sempre, mantem em sua aparência algo que lembre sua morte), Aparição (Fantasmas de Suicidas ou de pessoas que foram mortas por lobisomens ou alguns tipos específicos de Mortos-Vivos. Assim como os fantasmas, mantêm traços que lembram a causa de suas mortes), Espectros (Espíritos que foram para o Inferno, tem a aparência normalmente, semelhante à da Morte), Obsessores (Um tipo especial de Espectro: uma pessoa que morreu mas ainda está presa à Terra por algum sentimento muito forte). Ah mas só isso? Achou pouco? Bom se achou, ainda tem as Ordens Mediúnicas e as várias classes de médiuns, ou ainda como um Habitante do Sonhar. E se achar pouco ainda pode jogar como um Nephalin e ter de sofrer as consequências de poder lembrar de todas suas encarnações anteriores.

Espectro posando para uma foto.


       Mas então quer saber onde suas aventuras poderão acontecer? Desde o bom e velho Mundo Material, até o grande plano espiritual que evolve a Roda dos Mundos: o Spiritum. Podendo passar ainda pelo Umbral, que é como são chamadas as regiões mais densas do Reino Espiritual, muito ligado a pensamentos e sentimentos negativos (imaginem seus habitantes...). E por que não pelo milhares de Vales Espirituais que existem no Spiritum? São locais criados e moldados pela Forma-Pensamento organizada, e que representam locais presentes no pensamento coletivo que acabam por surgir no Spiritum, alguns exemplos de vales conhecidos são: O Paraíso das 77 Virgens e O Paraíso dos Justos (dizem que você pode encontrar até a Terra-Média como um Vale Espiritual, afinal quantas pessoas no mundo não já visualizaram a Terra-Média em suas mentes?) Legal né? Mas ainda não acabou afinal não podemos esquecer O Sonhar, um reino construído através da Forma-Pensamento inconsciente das pessoas.

Turminha Serelepe, dando um rolê pelo Umbral?


       Fantástico né? Mas não acaba por aí, existe muita coisa incrível ainda. O livro está repleto de coisas legais para se explorar! Você não conhece ou não usa o Sistema Daemon? (O que você tem na cabeça?) Não tem problema, você pode usar o cenário em outros sistemas da sua escolha, incrementar aquele seu jogo de Vampire: The Requiem, botando alguns médiuns, quem sabe. Ou ainda, deixar mais dark aquela campanha de D&D? Quem sabe uns Espectros não ajudem² Ou então quem sabe alguns Cenobitas da Metrópolis não resolvem fazer uma festinha no nosso mundo?

    Agora ficou interessado? Pois é, foi o que pensei. Quer ter o seu agora? Vá na loja da própria Daemon Editora e peça logo o seu!
__________________________________________________________________________
  • Então nobre espírito, o que achou? Se sentiu em casa? Não? Então venha se aventurar por esse Reino e nos traga sua opinião sobre ele.
  • Críticas, Dúvidas ou Sugestões? Use seu pode mediúnico e entre em contato, ou tente possuir um computador, mas não deixe de comentar!

Comentários

Postagens mais visitadas