This War of Mine - Os Limites da Guerra Civil

     Iniciando Transmissão - *Sons de explosão e tiros de armas automáticas* - Está começando a nevar lá fora. Estamos com muito frio e Marko está ferido. Nossa comida está acabando e não temos mais nenhum remédio. Eu odeio isso, mas vamos ser obrigados a roubar de novo, isto está me enlouquecendo! Eu rezo a Deus para que está maldita guerra acabe logo.





     This War of Mine, é um jogo eletrônico 2D desenvolvido para Microsoft Windows, IOS e sistema Linux, produzido pela 11 bits studios, lançado em novembro de 2014 e está a venda pela Steam.

     O Jogo se trata de um cenário de sobrevivência em situações extremas que só uma Guerra Civíl pode proporcionar, mas esqueça combatentes, soldados e heróis de guerra, neste game você controlará pessoas comuns, gente que não sabe lutar (na maioria das vezes) e que só está fazendo o que podem para se manterem vivos durante o cerco que está levantado na cidade de Pogoren.

     A pouca história que se tem acesso é através da biografia dos personagens, de suas falas, de pequenas notas encontradas nos lugares de exploração e dos diálogos. O país onde o game se desenrola está passando por uma guerra civil, onde rebeldes separatistas estão desafiando o governo, o que cominou com um cerco para evitar que os rebeldes recebessem suprimentos. Ninguém entra, ninguém sai, os mantimentos são escassos, falta comida e medicamento, o governo não dá nenhuma ajuda a população com medo dos recursos irem parar na mão dos rebeldes, a cidade está destruída, bombardeada constantemente, dando ao cenário um tom desolador.

      Neste jogo os personagens são obrigados a ficar dentro de casa durante o dia, pois franco atiradores estão nos telhados matando qualquer um que entrar na mira. Assim sendo é o período onde o jogador cuida dos feridos, da confecção de objetos e melhorias para a casa que serve de refúgio, além de alimentar e descansar os personagens, para que a noite um se aventure pela cidade em busca de recursos, onde as vezes é possível negociar, outras roubar e até mesmo matar.

        O elemento emocional é muito forte no jogo, situações de sofrimento e angústia por cometer certos atos são carregados de significado, refletindo no humor dos personagens, que ficam depressivos quando cometem atos ruins como matar pessoas (mesmo que por necessidade).


     O jogo foi baseado na guerra da Bósnia, durante os anos de 1992 a 1996 que foram marcados pelo cerco a cidade de Saravejo, o maior cerco de guerra da era contemporânea, onde realmente as pessoas da cidade passaram por situações terríveis de privações. Sem dúvida um jogo para se refletir sobre os valores humanos e o que a guerra é capaz de fazer.
_______________________________________________________________________

Gostou da nossa dica? Comente, critique, dê sua sugestão de jogo que você gostaria de ver aqui na Rádio Budega, e não se esqueça: Paz e Amor bicho!


Comentários

Postagens mais visitadas