Abismo Infinito - Tenha medo das Estrelas!

     Iniciando Transmissão - *Voz artificial feminina* - Bom dia tripulação, vocês estiveram adormecidos pelos últimos 5 anos. É absolutamente normal os enjoos e as dores de cabeça. Oh sim, o Sr. Jason não está mais conosco. Teve que ser isolado devido a um pequeno surto de Febre do Espaço. Por favor, se preparem. Estaremos chegando em nosso destino em menos de 1 hora. *Gritos distantes de um homem em agonia*. 



     Abismo Infinito é um RPG nacional criado por John Bogéa, o mesmo que desenvolveu o RPG Terra Devastada, ambos pela Editora Retropunk. Diferente de outros títulos, Abismo Infinito foi concebido através de um concurso de game design Faça Você Mesmo, promovido pela Editora Secular Games no ano de 2011, onde foi um dos vencedores. O que mais chama atenção é que o projeto inicial foi feito em apenas 15 dias. Não é atoa que ele está aqui na Rádio Budega e por isso receberá nosso Selo de Qualidade RB.

     O cenário do jogo se passa no quarto milênio, por meados dos anos 3000, onde o planeta Terra está a beira de se tornar inabitável, os séculos anteriores de descaso e destruição do meio-ambiente acarretam em um planeta com recursos mínimos para a sobrevivência da espécie humana, que agora já bate o teto de mais de um trilhão de indivíduos! Por esta razão o mundo se uniu  debaixo de uma mesma bandeira, um governo único do planeta inteiro, a Unicracia, agora as pessoas são mais responsáveis em relação ao mundo, mas já é tarde demais, e graças ao desespero por nossa casa estar a beira do colapso, a ciência espacial deu um salto evolutivo gigantesco, um salto rumo as estrelas. 

     Surgiu assim a Iniciativa Cronos, uma organização astronômica governamental que tem como objetivo descobrir um novo lar para os seres humanos através da Via Láctea. Graças aos saltos da ciência o modelo newtoniano de física fora quase totalmente abandonado, dando lugar para o modelo einsteniano, onde a teoria da relatividade e os estudos com antimatéria deram origem a maior invenção da humanidade: O Motor de Dobra, que permite que os veículos estrelares possam viajar a uma velocidade muito superior a velocidade da luz. 




     E partindo em busca de novos planetas que possam passar pelo processo de terraformação, estão os Argonautas, os personagens dos jogadores, homens e mulheres vistos como "Heróis da Humanidade", que partem pelos confins do abismo do espaço em missões que até agora não deram frutos, pois o espaço é um lugar inóspito e assustador, pois invoca o medo mais primordial do homem: O Medo do Desconhecido

    Viajando por anos (e até mesmo décadas) em câmaras criogênicas dentro de naves espaciais munidas de inteligência artificial, os Argonautas enfrentam todo tipo de perigo imaginável, sejam os efeitos colaterais de tanto tempo em animação suspensa que pode causar alucinações e atos violentos de pura loucura, sejam as criaturas alienígenas perigosas que habitam outros mundos, ou até mesmo coisas ainda mais assustadoras e obscuras que se escondem no Abismo, e somente uma coisa importa: Você é a esperança da humanidade.

     Os Argonautas possuem muitas profissões diferentes, o que dão ao jogo todo um jeitão de ficção científica que lembram os filmes de Ridley Scott, como os clássicos Alien, O Oitavo Passageiro, Blade Runner - O Caçador de Androides e o mais recente: Prometheus, podendo o jogador escolher entre ser um Astrogeólogo, Criptólogo, Cosmólogo, Engenheiro, Exobiólogo, Médico, Psicólogo, Navegador, Segurança ou Videomaker, cada um com suas especializações que tornam os indivíduos interpretados pelos jogadores os "melhores naquilo que fazem".




     Neste jogo o Mestre do Medo (o narrador) estipula dificuldades que deverão ser superadas pela rolagem de um número de D6 dos jogadores igual ao número de Âncoras que seus personagens possuírem, tais Âncoras funcionam como motivações para os Argonautas continuarem sua missão como o desejo de viver e retornar para casa (a Terra). Com um sistema simples e uma ficha onde não são necessários atribuir habilidades, uma vez que se pressupõe que os indivíduos escolhidos pela Iniciativa Cronos sejam realmente bons naquilo que fazem, o jogo tem uma fluides ótima, podendo dar mais enfoque na narrativa, uma vez que tratasse de um jogo de Terror Psicológico, onde os jogadores (e talvez até o mestre) não tenham a resposta para os monstros que tornam a vida dos Argonautas um inferno, afinal, podem ser apenas fruto da insanidade de suas mentes em colapso com a contemplação do desconhecido inexplicável.

          "O homem olha para o Abismo, mas não se sente desconfortável, pois o Abismo é raso comparado com o que esconde o coração dos homens. E o Abismo teve medo." 

      Gostou? Gostaria de conhecer mais? Você pode adquirir o Quick Start aqui, ou se quiser adquirir o livro de regras é só clicar aqui.

      Ajude a Rádio Budega a continuar o seu trabalho! Comente, dê sua crítica, sugestão ou indicação de RPG que você gostaria que aparecesse por aqui. Curta nossa página no Facebook: Rádio Budega. Vamos cuidar do planeta, antes que seja tarde demais!

Comentários

Postagens mais visitadas