Shotgun Diaries, o Diário de uma Escopeta no Apocalipse Zumbi

     Iniciando Transmissão - Aló? Aló? Tem alguém ai? Por favor, alguém na linha? Socorro! Eu imploro, alguém responda pelo amor de Deus! Porcaria de rádio que não funciona! O que faremos agora? Nossos suprimentos estão acabando, eu os escuto caminhando lá fora, mormurando, as vezes eles arranham as portas... meu Deus, nós vamos morrer! *som de uma arma sendo engatilhada* Não! Eu me recuso, eu vou sair daqui o helicóptero vindo ou não, vamos! Hora de sobreviver mais um dia.  



     Shotgun Diaries é um RPG rápido de sobrevivência em um mundo pós-apocalíptico de zumbis! Criado pelo grande mestre John Wick (Não, não é o Keanu Reeves), o mesmo que desenvolveu Blood and Honor, The Legend of Five Rings, 7th Sea e muitos outros (alguns já publicados no Brasil, como o próprio Shotgun Diaries, pela Editora Redbox), além de ter contribuído com alguns textos para o fofíssimo Neopets (alguém se lembra disso ainda?). 

     Mas o que faz um jogo sobre zumbis ganhar espaço aqui na Rádio Budega? Simples: Ele é foda. Com um sistema simples que se utiliza apenas de d6, quem determina a história não é apenas o narrador (que aqui é chamado de Mestre Zumbi) mas também os jogadores.  Neste RPG você interpreta um sobrevivente com um determinado arquétipo, que pode ser: O Engenhoso, o Forte, o Perigoso, o Rápido, o Sorrateiro e o Indefeso, cada um desses tipos ganha 4 dados em uma ação específica que tenha haver com sua aptidão, por exemplo: Um jogador que interpreta um sobrevivente Sorrateiro lança 4 dados d6 quando tem que passar de mansinho por um supermercado infestado de zumbis para chegar até as prateleiras aonde ainda existe algumas latas de feijão intactas, caso ele tire um 6 ele poderá dizer o que aconteceu com ele, caso não consiga o Mestre Zumbi determinará o resultado da empreitada. Assim sendo, caso o jogador não tenha dados para lançar, como no caso de um sobrevivente Forte tendo que esgueirar sem ter essa aptidão, quem determina o resultado é o narrador.


  
     Além disso, os jogadores terão que recolher recursos, mantimentos, munição para as armas e todo tipo de objeto necessário para a sobrevivência, aqui representado por dados bônus de um reserva que serão utilizados em situações extremas. Os jogadores também precisam procurar um refúgio, onde a reserva de suprimentos pode ser reabastecida e os deixam em relativa segurança. 

     Um dos charmes deste jogo sem dúvida são os elementos Relógio Zumbi,o Medo e o Diário. O Relógio Zumbi é um contador que sobe a cada 10 minutos de jogo, representando um dia in game, onde os zumbis se agrupam e tentam invadir o refúgio dos jogadores, caso o índice do Relógio for maior que o índice de segurança do refúgio, os zumbis conseguiram transpassar as defesas do lugar e estão invadindo; aí a barata voa e é pernas pra que te quero! O Medo representa os traumas que um mundo apocalíptico faz com os sobreviventes, elevando o índice de Medo o personagem se torna mais covarde, violento e egoísta, podendo abandonar seus companheiros em meio a uma situação de risco e os trancar do lado de fora de sua safe house. O Diário é uma forma especial de narrativa, criada pelos jogadores onde são feitas entradas escritas, essas entradas tem várias vantagens, pois permite que o personagem determine um bônus sobre uma situação específica - "Jack é bom em primeiro socorros" - assim todo situação que envolver primeiros socorros irá fornecer 2 dados de bônus para Jack, o Diário serve também para diminuir os índices de medo, e claro, deixar sua campanha épica. 

     


     Se você gosta de jogos como Left 4 Dead, Dead Island, Dead Rising, ou curtiu filmes como Guerra Mundial Z, esse RPG é para você!

     Então, o que você está esperando para pegar sua mochila, sua malinha de primeiros socorros e as latas de milho verde da cozinha e partir para uma aventura desesperadora por um mundo cheio de mortos vivos babando pelas suas carnes suculentas? Selo de Qualidade Rádio Budega de Diversão, aproveite!

Gostou? Confira aqui Página Oficial do Shotgun Diaries, e aqui o site a Redbox Editora!


Comentários

Postagens mais visitadas